SOBRE A REDE DE CAPITAIS DE GRANDES VINHEDOS
Um Mundo de Excelência!
Trata-se da única rede deste tipo que abarca os designados “Velho” e “Novo” mundo do vinho, servindo a sua existência para promover os intercâmbios turísticos, de educação e de negócios entre as internacionalmente conhecidas regiões vinícolas de Adelaide | Austrália do Sul, Bilbao | Rioja (Espanha), Bordéus (França), Cidade do Cabo | Cape Winelands (África do Sul), Lausanne (Suíça), Mainz | Rheinhessen (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), San Francisco | Vale de Napa (EUA), Valparaìso | Vale de Casablanca (Chile) e Verona (Itália).
Fundada em 1999, a Rede desenvolveu e promoveu vários projetos, iniciativas e programas com o objetivo de alcançar a excelência no enoturismo, negócios, serviços e educação dentro da aliança internacional destas regiões vinícolas.
A Rede de Capitais de Grandes Vinhedos – Great Wine Capitals, é uma rede formada por onze cidades, nos hemisférios Norte e Sul, que partilham um património económico e cultural fundamental: as suas regiões vinícolas reconhecidas internacionalmente.
Prémios Best Of Wine Tourism: reputado concurso anual!
Este concurso internacional foi criado para distinguir os agentes promotores de enoturismo de cada cidade-membro que se distinguiram em termos de excelência das suas infra-estruturas em diferentes categorias: Alojamento, Restauração/ Restaurantes Vínicos, Arquitetura e Paisagens, Arte & Cultura, Experiências Inovadoras de Enoturismo, Serviços de Enoturismo e Práticas Sustentáveis em Enoturismo, proporcionando ao visitante experiências de qualidade.
Simpósios e conferências de âmbito global sobre os desafios da indústria do vinho
Desde a Conferência Anual que se realiza numa Capital diferente a cada ano, por volta de novembro, a seminários e workshops regionais e virtuais, a Rede de Capitais de Grandes Vinhedos facilita discussões técnicas e comerciais de grande valor e de interesse para indivíduos, empresas e instituições. Através de fóruns, são partilhados conhecimentos, insights e ideias, que fazem avançar todo o mundo do vinho.
Viagens técnicas exploratórias e/ou comerciais às cidades-membro da Rede
A partilha de conhecimento é parte essencial da rede, tal como a ideia de que cada membro pode beneficiar da experiência dos restantes membros e da força que resulta das sinergias dentro da própria Rede.
Great Wine Capitals Travel Network
Para facilitar as viagens entre as regiões, onde as agências de viagem de cada cidade desenvolvem itinerários gastronómicos e vínicos construídos à medida daqueles que as solicitam. Especialistas em cada cidade são capazes de assegurar a prestação de todos os serviços de viagens para e entre as Capitais de Grandes Vinhedos.
A Rede das Capitais de Grandes Vinhedos propõe-se valorizar a experiência enoturística de todos quantos visitam estas cidades, bem como apoiar as próprias cidades a tirarem o máximo partido da sua cultura, património e localização geográfica excepcionais.
Para mais informações, contacte o Secretariado Permanente através do e-mail: gwc@greatwinecapitals.com